terça-feira, 19 de abril de 2011

Cadê a vida?

É mais ou menos assim que funciona: passei no vestibular da Federal do ABC, feliz da vida por poder estudar pra ser um engenheiro, não gastar dinheiros pra isso e zaz... mal sabia q a carteirinha de estudante de universidade federal é o passaporte para o inferno. Passado um ano que estou estudando lá, vejo que cresci bastante como indivíduo e intelectualmente, me vejo com uma oratoria melhor, com o raciocinio mais apurado e com muita mais bagagem... mas a que custo? aquela universidade infeliz com seus métodos revolucionários acaba roubando toda a vida dos seus pobres discentes. Estou numa rotina de trabalho-estudo que mal me lembro da ultima refeição que tive em casa. A comida do restaurante universitário é um manjar dos deuses a esta altura do campeonato. Nos seus "magníficos" quadrimestres, a UFABC acaba nos colocando de conteúdo a ser estudado em um ano o mesmo que um aluno da FEI, faculdade de ponta na área, acaba vendo em um ano e meio. Enquanto todas as faculdades estão iniciando agora suas provas, nós já estamos terminando quadrimestres e sonhando com 20 dias de férias. Férias nas quais a UFABC não nos deixará em paz, afinal é durante elas que nós acompanhamos o reajuste de matrícula... chupinham até nossas ultimas forças, todos os discentes exaustos e, parodiando a musica do Marcelo D2, estou "à procura de um quadrimestre com provas perfeitas..." tudo por um quadrimestre sem necessidade de sub's... não vou nem me dar ao trabalho de falar sobre o tal do CR... nem queira saber que merda é essa... O ânimo tenta surgir quando pensamos que o sofrimento será recompensado com um salário astronômico no futuro, mas quem garante? a única certeza que tenho hoje é a de uma auto estima tão baixa que mal temos coragem de imaginar que fomos bem em uma prova. Quando dizemos isso, sempre acabamos tendo a surpresa de que a nota foi abaixo de um C... não tenho visto meus amigos fora da faculdade e não lembro a ultima vez que chutei uma bola. Minhas piadas são de nerd e acordo pensando nas listas de exercícios.... mas, quer saber? escolhi isso não? tenho que ter paciencia para continuar e forças pra enfrentar professores que mal sabem falar português (ah queridos gringos da UFABC...), professores que encontram apenas como justificativa pelas notas ruins apenas o fato de não termos estudado o suficiente, por mais q seus fins de semana, feriados e horários livres sempre estejam voltados para a UFABC... desistir? nunca. um dia eu chego lá...

Nenhum comentário: